Henrique Mano

Honorary Marshal - 2025

Henrique Mano nasceu em Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, com origens em Ílhavo, Tomar e Santa Comba Dão. Começou carreira jornalística há 35 anos na imprensa escrita na revista “Tempo” e colaborou ainda com o semanário “Domingo” e o diário “Notícias”.

Paralelamente, fez carreira na área da televisão, tendo frequentado o curso de Produção, Realização e Guionismo no Centro de Formação da RTP - em Lisboa. A sua tese final foi uma entrevista-documentário com a pintora Maluda, gravada na casa da artista plástica na Lapa. Nos Estados Unidos, trabalhou para o já extinto “Portuguese Post” de 1992 a 1994 e foi co-fundador e chefe de redacção da revista mensal “Mundo Português”, em Nova Iorque, de 1994 a 1997.

 Em 1997, juntou-se à redacção do maior jornal português da diáspora em publicação contínua desde 1928 - o bissemanário LUSO-AMERICANO, onde hoje é editor-chefe. Colabora de forma assídua com órgãos de comunicação social em Portugal, nomeadamente com o programa “Palavra aos Directores”, da RTPi, entre outros.

 Entre as coberturas jornalísticas e entrevistas que acumula no seu currículo, incluem-se:

• Cobertura da histórica 50.ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, com o português Diogo Freitas do Amaral como Presidente da Mesa da Assembleia Geral;

• Cobertura da histórica visita do Papa João Paulo II à sede da ONU em Nova Iorque;

• Cobertura no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, da ida do vaivém Discovery ao espaço, com a bandeira de Portugal a bordo - a assinalar os 500 anos dos Descobrimentos;

• Cobertura da visita do então 1.º Ministro de Portugal, António Guterres, enquadrado na comitiva oficial como jornalista, aos EUA; visita incluiu encontro com o Presidente Bill Clinton no Salão Oval da Casa Branca e ainda passagens por Chicago e São Francisco.

• Cobertura da presença do Presidente de Portugal, Mário Soares, à inauguração do Museu do Holocausto em Washington, DC;

• Cobertura - com entrevistas - às principais visitas oficiais aos EUA de Presidentes e chefes de Governo portugueses nas últimas três décadas - incluindo Mário Soares, Aníbal Cavaco Silva, Jorge Sampaio, Pedro Santana Lopes, José Sócrates e António Costa.

• Entre as figuras políticas norte-americanas que já entrevistou, contam-se o antigo candidato à Presidência dos EUA e Secretário de Estado John Kerry; o Secretário de Energia Ernest Moniz; o congressista e Majority Whip da Câmara dos Representantes Tony Coelho; os senadores federais Joe Lieberman, Bob Torricelli e Jack Reed; os congressistas Carolyn Maloney, Barney Frank, Patrick Kennedy, Bill Pascrell, Jim Costa, Devin Nunes, David Valadão, Richard Pombo, etc.

• Noutros campos da sociedade, fez entrevistas à fadista Amália Rodrigues, a artista plástica Paula Rego, actor Joaquim de Almeida, cantora Nelly Furtado, a apresentadora de TV Meredith Vieira e o arquitecto Álvaro Siza Vieira.

• Nos últimos 30 anos, com a colaboração da extensa rede de correspondentes do jornal, foi instrumental para o alargamento da cobertura jornalística das comunidades portuguesas do estado de Nova Iorque e Connecticut nas páginas do LUSO-AMERICANO.