O Grande Marechal do Dia de Portugal 2019 em Elizabeth, Joaquim (Jack) Martins, nasceu na freguesia de Serra do Bouro, concelho de Caldas da Rainha,
Em Lisboa frequentou o Instituto Crisfal e depois o Instituto Superior Técnico onde estudou Engenharia Mecânica. Serviu na Força Aérea Portuguesa, com comissão de serviço nas antigas possessões ultramarinas, e foi funcionário da TAP.
Jack Martins é casado com Libãnia Martins e pai de Mário, Carlos e Ana Martins.
A família, um dos grandes pilares do Jack, deu-lhe a oportunidade de vir para os Estados Unidos onde começou a sua vida como imigrante de sucesso num país acolhedor mas onde nunca esqueceu o torrão à beira mar plantado onde nasceu.
Em 1979, semanas depois de ter chegado aos Estados Unidos começou a trabalhar na General Motors onde permaneceu por 30 anos, até 2009, quando se aposentou.
O jornalismo sempre foi uma paixão e Martins começou no mesmo ano de 1979 uma carreira no maior bi-semanário de língua portuguesa no mundo - o Luso Americano - cargo onde hoje ainda se mantém e onde bi-semanalmente descreve de forma profissional e atenta as notícias das comunidades portuguesas do Sul de New Jersey e do condado de Union. Pelo meio, Jack Martins foi sempre uma referência e colaborou com outros Jornais e revistas que na diáspora orgulhosamente dignificam a língua de Camões.
O envolvimento comunitário foi sempre um dos seus objectivos, e Jack Martins tornou-se um exemplo para toda a comunidade com participação activa em importantes clubes e organizações da nossa comunidade, como o Clube Português de Perth Amboy o qual serviu durante vários anos, período em que o Governo Português agraciou o Clube com a Ordem do Infante, e continua a presidir à Mesa da Assembleia Geral do mesmo clube, onde foi director da Escola Nova Esperança durante um longo período. E também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Perth Amboy, onde durante vários anos foi presidente do Conselho Paroquial, e foi co-fundador do Perth Amboy Portuguese Heritage Group. Na lista de clubes e organizações consta também o Portuguese Instructive Social Club (PISC) onde ainda permanece, a Associação Regional Caldense, o Union Portuguese Lions Club, o Knights of Columbus, a extinta Luso Internacional Sports Association (LISA), co-fundador da também extinta CAFIC, co-fundador da Federação das Associações Luso-Americanas do Estado de New Jersey (F.A.L.A.) e tantas outras associações que receberam a colaboração de Martins sempre debaixo de uma máxima: enaltecer os valores da cultura, língua e tradições portuguesas nos Estados Unidos da América.
Para além do seu envolvimento como jornalista na vida dos clubes e associações, Martins continua a desempenhar cargos associativos nas áreas de relações públicas ao longo de décadas, sendo também crucial o seu envolvimento com organizações que elevam a presença de Portugal no mundo, como as organizações do Dia de Portugal e múltiplas actividades consulares e de cidadania com participação em várias campanhas de naturalização.
É licenciado em Seguros de Vida e Agente Imobiliário, e desde 2015 Conselheiro das Comunidades Portuguesas.
A forma como semanalmente nos apresenta as notícias da comunidade são mais que um cartão de visita para Jack Martins, tornaram-se um hábito e um pouco de Portugal numa terra que Martins também aprendeu a reconhecer como sua.
Copyright © Portugal Day, Inc.. All rights reserved.